A arte do Perfil

Ensaio publicado no livro “Perfis: o Mundo dos Outros / 22 Personagens e 1 Ensaio” (3ª edição revista e ampliada, Manole, 2014, pp.271-287)

Sergio Vilas-Boas

        1.

GÊNERO NOBRE do Jornalismo Literário, o perfil é um tipo de texto biográfico sobre uma – uma única – pessoa viva, famosa ou não. Texto biográfico não significa exatamente biografia, que é outro gênero. Nem tudo o que é biográfico é biografia, aliás. A biografia é uma composição detalhada de vários “textos” biográficos (facetas, episódios, convivas, pertences, legados, o feito, o não feito, etc.).

Diferentemente das biografias de mortos, nas quais os autores têm de enfrentar os pormenores da história do personagem – às vezes tendo de contemplar até as suas ancestralidades e ocorrências póstumas –, o autor do perfil de um indivíduo vivo se concentra apenas em alguns aspectos. A similaridade entre biografia e perfil reside no fato de que, em ambos, tudo gira em torno do personagem central (evito a palavra perfilado).

Cada ser humano tem um perfil, assim como cada perfil só pode ser sobre um ser humano. Se a individualidade fosse banida do mundo e os humanos não passassem de robôs programáveis, sem estilo nem identidade, o texto do tipo perfil simplesmente não existiria. O perfil expressa a vida em seu contexto. Atém-se à individualidade, mas não se restringe ao individualismo anedótico, folclórico, idiossincrático.

A palavra perfil tem sido usada indiscriminadamente. Colocam-na antes de qualquer coisa. Mas, para mim, jornalisticamente falando, não existe perfil de cidade, perfil de bairro, perfil de um edifício, perfil de uma época, perfil de um grupo, perfil de um cão (na ficção, sim), etc. Em jornalismo, o ponto de vista é sempre humano.

Lugares, animais, grupos, etc., por mais vivos – por mais marcantes que sejam as suas culturas, personalidades e almas –, nada verbalizam por si mesmos. A cultura, a personalidade e a alma de um lugar, de um animal ou de uma comunidade são o resultado da soma das interpretações, versões, percepções – linguagens, enfim – humanas.

Claro que você pode fazer uma reportagem ou uma crônica sobre um lugar, um edifício, uma época, e tentar desvendar a cultura, a personalidade e a alma do tal lugar, do tal edifício, da tal época. Mas aí ou é reportagem, ou crônica, ou um híbrido de cunho autobiográfico. Perfil, não. O perfil (em forma de texto escrito) possui parâmetros específicos, como veremos.

Na tradição clássica do Jornalismo Literário, o texto-perfil[2] é relevante por sua durabilidade e narratividade. Mesmo que meses ou anos depois da publicação o protagonista tenha mudado suas opiniões, conceitos, atitudes e estilo de vida, o texto pode continuar despertando interesses. Quanto à narratividade, ela se expressa por uma estruturação bem calculada e uma escrita predominantemente reflexiva.

 

          2.

Entre os bilhões de terráqueos vivos, quem merece um perfil? Sendo de indivíduo sobre indivíduo, é muito difícil estabelecer critérios. Potenciais personagens estão em toda parte. No entanto, ninguém é personagem de uma narrativa pelo simples fato de estar vivo. Para se tornar personagem de um perfil, são necessários dois processos antecedentes: o autor escolher uma pessoa (ou ser escolhido pela pessoa) e o “convite” ser aceito.

Quanto ao ato da escolha, trabalho com os seguintes pressupostos: 1) o ser humano é irrepetível mesmo quando totalmente submisso ou alheio à ordem social à qual pertence; 2) há indivíduos que se diferenciam da multidão por suas atitudes e/ou pensamentos, independentemente de serem conhecidos da mídia, de possuírem hábitos exóticos, de serem difíceis de lidar ou de terem experimentado viradas mirabolantes em suas vidas.

Outro aspecto importante: o problema de narrar não é do personagem, e sim do autor do perfil. Por incrível que pareça, o personagem em si não é decisivo para a qualidade da narração, mas, sim, a competência do autor em lidar com o personagem e com a narração. Escapismo justificar que o personagem é isso, aquilo, comum, igual, anônimo, caladão, etc.; ou que a história dele/dela é fraca e que, “por isso, a coisa não funcionou entre nós”.

Pare com isso.

O problema de narrar é sempre do autor. De ninguém mais.

Condição sine qua non em um perfil é a interação autor-personagem, seja quem for. Você deve estar pensando: “Ah, mas o Gay Talese fez aquele antológico perfil do Frank Sinatra sem falar com o Frank Sinatra”. Certo, certo. Mas considere que Talese queria muito falar com o Frank; e cite, se for capaz, outro perfil antológico em que o autor não se relacionou com o protagonista.

Talvez você encontre algum em um obituário, seção periódica fixa muito valorizada na imprensa anglo-saxônica. Mas as seções de obituários são (têm de ser) sobre mortos. A arte do perfil (arte no sentido de um fazer tal que, quando faz, altera o fazer, pois não comporta fórmulas) reside exatamente na vida presente que possui um passado.

Para produzir um bom perfil, é preciso pesquisar, conversar, movimentar, observar e refletir. Tudo dentro do possível, claro, pois cada caso é um caso. Você tem de pesquisar os contextos socioculturais da pessoa; conversar com ela e com as pessoas de seu círculo de relacionamentos; movimentar-se com ela por locais diversos; tem de observar as linguagens verbais e não verbais.

Há uma grande diferença entre o texto-perfil e as entrevistas do tipo pingue-pongue. Perfil não é debate. Autores que ficam paralisados diante do personagem, bombardeando-o com questões muitas vezes irrespondíveis, deveriam reavaliar seus métodos. Os perfis elucidam, indagam, apreciam a vida num dado instante, e são mais atraentes quando atiçam reflexões sobre aspectos universais da existência, como vitória, derrota, expectativa, frustração, amizade, solidariedade, coragem, separação, etc.

Os perfis cumprem um papel importante, que é exatamente gerar empatia no leitor. Empatia é a preocupação com a experiência do outro, a tendência a tentar sentir o que sentiria se estivesse nas mesmas situações e circunstâncias do outro; compartilhar as alegrias e tristezas do outro; imaginar as situações do ponto de vista do outro.

A escrita de perfis me ajudou a me conhecer melhor e talvez tenha ajudado os meus leitores a se verem por um ângulo diferente. Humanizar não é um mistério. É uma providência simples. O primeiro passo para humanizar é fugir do ideal da perfeição e evitar maniqueísmos. Uma pessoa não é isto ou aquilo. Ela é isto, aquilo, aquilo outro e mais um milhão de istos e aquilos totalmente imprevistos.

Em vez de formular hipóteses, entro no mundo da pessoa sem preconceitos, suposições ou teses; tento conhecer algumas de suas facetas (carreira, família, sociabilidade, hobbies, etc.); vou aos lugares que ela frequenta; capto sua visão de mundo e suas marcas de temperamento; e não idealizo ninguém, jamais. As pessoas são o que são. E que assim sejam. Evito, com todas as minhas forças, ser judicativo e duvido permanentemente do meu “direito” de poder divulgar unilateralmente as qualidades e os defeitos dos outros.

A ideia de self-made man (ou self-made woman) é outro ponto importante. Para uma vocação florescer e se destacar, muitos fatores (mentalidade e cultura de época, condições financeiras, grau de persistência, apoio de pessoas próximas, autoconfiança e outros) têm de ser considerados. Atenção, portanto, para os coadjuvantes.

 

          3.

Perfis têm aparecido ocasionalmente em periódicos (mas não apenas em periódicos) há mais de um século. A partir da década de 1930, os jornais e revistas começaram a apostar fortemente neles. No início, os personagens mais retratados eram os olimpianos do mundo das artes, da política, dos esportes e dos negócios. Esperava-se que o perfil lançasse luzes sobre a fase atual, o comportamento, os valores, a visão de mundo e alguns episódios da vida da pessoa.

Com esse espírito, os perfis se tornaram a marca registrada de revistas americanas como The New Yorker, Esquire, Vanity Fair, Harper’s e Atlantic, entre outras. No Brasil, O Cruzeiro, Realidade e Sr. também o valorizaram em suas épocas áureas. Interessantes, em Realidade, os textos de Luiz Fernando Mercadante sobre Oscar Niemeyer (jul./1967) e Francisco Matarazzo Sobrinho (out./1967), e o do falecido psicoterapeuta Roberto Freire sobre o jovem Roberto Carlos (nov./1968).

O perfil do jovem Roberto espelha os dias de convívio do jornalista com o astro e com a sua turma, entre shows, gravações, sessões para escolha de novos compositores, programas de TV, jantares e viagens. “Eu nunca o havia visto fora do palco e dos vídeos”, assume Freire no texto. “Não eram os fatos de sua vida pessoal que interessavam, mas seu comportamento diante da profissão e da popularidade, suas reações de homem diante de tudo o que o rodeia diariamente.”

Os jornalistas de Realidade eram estimulados a conduzir diálogos genuinamente interativos. Podiam mesclar informações sobre cotidiano, projetos e obras do protagonista com opiniões deste sobre temas contemporâneos como sexo, família, dinheiro, cultura, economia e política. Ideias e empatias coexistiam em nome de um retrato o mais nítido possível, dentro do possível.

O elenco de bons jornalistas norte-americanos (os Estados Unidos ainda são o principal produtor de Jornalismo Literário) que se dedicaram a escrever perfis é enorme. Alguns: Lincoln Barnett, Joseph Mitchell, Janet Flanner, Lillian Ross, Calvin Trillin, Susan Orlean, David Remnick, Mark Singer, John McPhee, Joan Didion… Vários dos praticantes do chamado New Journalism (nome dado a um período de grande visibilidade do Jornalismo Literário na década de 1960) honraram o gênero.

Gay Talese, na minha opinião, é um dos mais representativos da turma norte-americana. Seu “Frank Sinatra está resfriado”, publicado na edição de abril de 1966 da Esquire, é talvez o texto-perfil mais lido no mundo. Pelas circunstâncias em que foi realizado, talvez seja mais apropriado dizer que esse texto é a exceção da exceção, pelo fato de Talese não ter dialogado com Sinatra diretamente.

Talese desembarcou em Los Angeles para o encontro, mas Sinatra se recusou a ser entrevistado exatamente porque estava resfriado. Em vez de retornar a Nova York com as mãos vazias, Talese decidiu ficar nos arredores à espera de uma oportunidade de ao menos trocar umas palavras com “The Voice”, o que tampouco aconteceu. Restou-lhe, então, seguir os passos do astro por bares, estúdios, programas de TV, cassinos e lutas de boxe.

Estava presente, por exemplo, em um bar de Beverly Hills, onde Sinatra bateu boca, sem mais nem menos, com Harlan Ellison, um jovem roteirista de Hollywood. O diálogo entre os dois foi reproduzido e transmite não apenas a exaltação de ânimos como o humor intragável de Sinatra, que, além de resfriado, atravessava uma fase difícil.

Talese mostra como o cantor se relacionava com a sua trupe e com o mundo; aponta as colisões e coincidências entre as celebridades e os mortais; relembra e interpreta momentos marcantes da infância em Hoboken, Nova Jersey, onde Sinatra nascera cinquenta anos antes. As cenas são orientadas por ações, descrições, ironias e intimidades obtidas por meio de , pesquisas e leituras.

O mais famoso texto-perfil do mundo saiu na Esquire, mas é a New Yorker, fundada em 1925, que detém o crédito de principal difusora de perfis. O grande passo da New Yorker foi a contratação de Joseph Mitchell no final da década de 1930. Mitchell retratou estivadores, índios, operários, pescadores e agricultores. Está entre os maiores jornalistas literários de todos os tempos. Os dois textos que escreveu sobre o folclórico, boêmio e aloprado Joe Gould são primorosos.

Lincoln Barnett, repórter da Life entre 1937 e 1946, é outro memorável. Barnett contribuiu muito para essa atividade. Na única coletânea em livro que publicou – The world we live in: sixteen close-ups (1951) –, ele comenta por que e como escreveu alguns de seus principais textos. Segundo Barnett, o autor de perfis “tem de se preocupar com a transitoriedade dos atributos, diferentemente de um biógrafo diante de um famoso morto”.

O Brasil não tem tradição em Jornalismo Literário, e esta é uma das razões de ainda ser rala a maioria de nossas produções do tipo perfil. Revistas como Piauí e Brasileiros, surgidas entre 2006 e 2008, têm ajudado a reduzir um pouco o nosso déficit em relação aos norte-americanos e hispânicos. Além disso, desde 2002 temos à disposição cursos, livros e sites que ampliaram nosso entendimento sobre o jornalismo das reportagens especiais.

 

          4.

Algumas definições ou conceitos para perfil: Steve Weinberg os chama de “biografia de curta duração” (short-term biography); Oswaldo Coimbra, de “reportagem narrativo-descritiva de pessoa”; Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari acham que deve ser chamado de perfil o texto que enfoca o protagonista de uma história (a história de sua própria vida). O que se deve ter em vista no perfil, portanto, é o protagonismo.

O protagonismo é um ímpeto eminentemente artístico. A arte sempre procurou usar personagens para ampliar o conhecimento da natureza humana. Difícil pensar em literatura, cinema ou teatro sem personagens. Para nos aproximarmos das boas realizações, portanto, deveríamos nos misturar com a arte constantemente, nos expor a ela – sobretudo à literatura.

Podemos traçar paralelos até com as artes visuais. Pintores, desenhistas e fotógrafos sabem que os portraits (retratos), por exemplo, representam um jogo malicioso. Conscientes do problema de obter uma expressão, muitos fotógrafos deixam que a pessoa assuma uma pose. O fotógrafo Henri Cartier-Bresson, por outro lado, perseguia o “instante decisivo”, aquele em que se capta o imutável.

Para E. H. Gombrich, um dos maiores especialistas em história da arte, são as atitudes do sujeito que constituem a linguagem dos portraits no âmbito da pintura e da fotografia. Enquanto os portraits expressam, necessariamente, uma fisionomia, o texto-perfil expressa um modo de pensar/viver. O texto-perfil é explicitado pela história narrada, com um equilíbrio entre o passado e o presente.

Em princípio, não há diferença entre representar uma coisa vista e uma coisa rememorada – nenhuma delas pode ser transcrita como tal, sem uma linguagem, “sem aquele domínio da expressão que Rembrandt fez seu e que é patente de ponta e ponta em sua arte”. Aqui, como sempre, a memória de soluções coroadas de êxito, as do próprio artista e as da tradição, é tão importante quanto a memória da observação.[3]

Leonardo da Vinci aconselhava outros artistas a dividir o rosto em quatro partes – fronte, nariz, boca e queixo – e estudar as formas que esstas quatro partes podem tomar. Uma vez que esses elementos do semblante humano estejam gravados na mente, concorda Gombrich, pode-se analisar um rosto com um único olhar – e retê-lo.

As pessoas percebem quando funcionou corretamente o processo de seleção e recorte (inerente ao portrait e ao texto-perfil). Percebem quando as partes reveladoras do Eu Essencial do personagem receberam a devida atenção do artista. Na verdade, a ideia de singularidade em um texto-perfil não tem a ver somente com a individualidade alheia. A singularidade é importante também no que tange ao(s) encontro(s) do autor com o seu personagem.

Cada encontro é tão singular quanto decisivo. Os personagens não são modelos em pose, evidentemente, e a imagem escrita que tento obter deles tampouco é premeditada. Não posso manipular as palavras, os gestos e os cenários, e o que capto não se baseia apenas em pensamentos plenamente naturais ou em atitudes plenamente espontâneas. Na verdade, autores de textos do tipo perfil estão o tempo inteiro atentos a quatro processos tão fundamentais quanto indivisíveis: 1) os espaços; 2) os tempos; 3) as circunstâncias; 4) os relacionamentos.

  • Os espaços são os locais dos encontros do autor com o protagonista e/ou com as pessoas próximas a ele/ela. Os espaços ampliam a percepção sobre o estilo de vida (life style), entre outras coisas.
  • Os tempos compõem a trajetória de vida do indivíduo. Essa trajetória não é necessariamente linear. O tempo está contido no lembrado (pelo protagonista e por seus coadjuvantes) e no vivido (autor e protagonista, juntos, aqui, agora).
  • As circunstâncias englobam o imponderável. Caso o imponderável afete muito o processo de pesquisa e os diálogos, o texto então deve refletir também a consciência do autor sobre o que ocorreu nos bastidores.
  • Os relacionamentos (“infinitos enquanto durem”) trazem à tona as expressões (verbais e não verbais) intrínsecas ao protagonista. Os relacionamentos geram imagens, possibilitam insights e fixam o que é indiscutivelmente próprio do personagem.

Os processos criativos são multidimensionais. Neles, combinam-se memória, conhecimento, fantasias, sínteses e sentimentos, cinco elementos imprescindíveis ao trabalho autoral. O poeta E. E. Cummings (1894-1964) dizia que o artista não é um sujeito que descreve, mas um sujeito que sente. Em um perfil, tanto a pesquisa quanto a narração implicam um sentir, e sentir é envolver-se. Mas não um envolvimento ideológico, religioso ou político. De jeito nenhum. Envolver-se, aqui, significa estar aberto à curiosidade e à surpresa.

 

          V.

O texto-perfil publicado, tal qual o portrait visual exposto, está aberto a interpretações diversas. Pense nas páginas e páginas devotadas à interpretação do sorriso da Mona Lisa (La Gioconda), de Leonardo da Vinci. Luxúria? Castidade? Ironia? Ternura? Talvez aquele sorriso não expresse nada além de um disfarce, mas quanta saudável ambiguidade contida nele, não? Observe também como as mãos da Mona Lisa sugerem um estado de relaxamento e concentração simultâneos.

“É verdade que se pode pedir a um modelo que ria ou chore, mas o resultado obtido será apenas um esgar. É preciso sentir a expressão humana, e essa só vem no seu instante”, afirma Gombrich. Então, um retrato por escrito tem de ser construído de modo que as questões interessem tanto ao leitor quanto ao próprio personagem em foco, evitando armadilhas (ou farsas) comuns e contrárias à inteligência do público. Algumas delas:

  • Quando autor e personagem se tornam oponentes implacáveis, agredindo-se mutuamente, destruindo qualquer possibilidade de afeto e, consequentemente, de compreensão.
  • Quando um ou outro se põe na posição de defesa, a fim de ocultar mais do que revelar, ou exibir mais do que observar.
  • Quando o autor se torna o protagonista sem uma razão justificável para tal. Nesse caso, perde-se o conceito de texto-perfil, modalidade que aborda o outro – o mundo do outro.

Num texto-perfil, a complexidade do personagem pode ser trabalhada com a ajuda de um conjunto de cuidados. Dou atenção ao que a pessoa diz a seu respeito e ao que ela diz a respeito de outras pessoas; dou atenção ao que ela diz a respeito dos acontecimentos contemporâneos que a afetam de algum modo; e, dentro do possível, tento captar o que outras pessoas têm a dizer sobre o protagonista (ou sobre algum assunto correlacionado).

A pessoa fornece também gestos, atitudes e pensamentos em função da fase que está atravessando. Opero, então, com um acúmulo de indícios, que podem ou não ser contrastados com dados do passado ou expectativas de realizações. Há o risco de formulações precipitadas sobre o temperamento, sobre as ideias e sobre a fase atual do personagem. Mas esse risco é evitável. Na dúvida, concentro-me no que de fato está ocorrendo entre mim e a pessoa.

Nos perfis deste livro, me deixei levar pelo que foi possível captar por meio de entrevistas e leituras. Os episódios e circunstâncias que marcam as narrativas se misturam, na medida do possível, com as opiniões dos personagens sobre temas da atualidade, interpretações acerca do que já havia se tornado público sobre eles e caracterizações a partir do que me revelaram (às vezes, sem dizer).

Observar é uma atividade instigante. Tendemos a acreditar que observar é apenas um exercício de percepção visual. Não é. A percepção visual é apenas um dos aspectos, igualmente difícil de praticar, pois requer tanta paciência quanto aquela necessária para se construir um relacionamento interessante. Sem dúvida, olhar pacientemente não basta.

Os observadores mais atilados fazem uso de todo tipo de informação sensorial – olfato, tato, audição, etc. Os insights mais importantes da história da ciência e das artes ocorreram com indivíduos capazes de apreciar o que os estudiosos da criatividade chamam de “o sublime contido no trivial”, ou seja, a beleza profundamente surpreendente e significativa das coisas cotidianas.

Segundo esses especialistas, o caminho para o desenvolvimento da capacidade plena de observação passa por exercícios diários muitas vezes desprezados pela razão, como caminhar no escuro, apalpar ou cheirar objetos com os olhos vendados, tentar adivinhar o que há dentro de caixas e latas pelo peso e formato e reconstruir os cenários ao nosso redor identificando ruídos.

Mesmo sem treinamento profissional para interpretar manifestações de caráter e temperamento, não surpreende que bons autores de textos-perfis ofereçam elementos de comunicação não verbal. Por meio dela, pode-se compor um conjunto de pistas para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre o personagem. A possibilidade de descrever o que uma pessoa faz e como ela faz é o que, para mim, torna o perfil tão interessante de ser praticado e ensinado (sim, eu tento ensinar “a arte do perfil”).

 

          6.

Como fazer o personagem escolhido aceitar o convite? “É preciso xavecar”, um aluno me respondeu certa vez. Mas… Xavecar não é o verbo apropriado porque, originalmente, significa “agir de forma vil e incorreta”. Mas, no dia a dia (em São Paulo, pelo menos) usa-se o verbo xavecar no sentido de “dar uma cantada”, “convencer”, “persuadir”.

Persuadir é tudo. Então, como persuadir a pessoa (famosa ou não) que você escolheu a dedo? Como convencê-la a deixar que você entre no mundo dela e a transforme em personagem – o personagem do seu texto, o texto que você está escrevendo? Descubra você mesmo. Apenas relembro que o que funcionou com um não necessariamente irá funcionar com outro.

Agora, algumas anotações que resumem o que foi abordado até aqui:

  • Todo perfil é biográfico e autobiográfico porque também diz algo a seu respeito, autor.
  • Perfil não é a palavra final sobre alguém.
  • O “retrato” nunca será 100% natural nem 100% espontâneo.
  • Encontre pessoas que agem e/ou pensam de maneira diferente da multidão (leia dica extra, abaixo).
  • Proponha o perfil para seu editor/editora somente depois de conhecer um pouco o personagem que você escolheu. A singularidade é decisiva.
  • Não idealize o seu personagem. As pessoas são o que são. E que assim sejam.
  • Busque o universal no singular (e vice-versa).
  • Tente a sua imagem definidora da pessoa, mas não fique obcecado com a missão de “tentar definir”.
  • A narrativa toda tem de girar em torno dele/dela ou não será um texto-perfil.
  • Não use seu personagem para outros objetivos que não o de compreendê-lo.

 Crie empatia com as pessoas envolvidas no processo. Todas.

  • Não imponha ao leitor as suas vagas noções sobre o que constitui uma qualidade ou um defeito.
  • Ouça as opiniões de seu personagem sobre o campo em que ele/ela atua.
  • Pesquise temas correlacionados à história e à atividade da pessoa.
  • Saiba que você está lidando com lembranças e esquecimentos.
  • Frequente os lugares que seu personagem frequenta.
  • Procure pessoas (próximas ou não) que têm algo a dizer sobre o protagonista.
  • Tome nota do que está ocorrendo nos bastidores.
  • Preste atenção no verbal e no não verbal. Até o silêncio diz muito.
  • Importante ter muito mais do que realmente poderá ser incluído no texto. Quanto mais ampla a apuração, mais eficaz a garimpagem.
  • Faça o possível para examinar/analisar o seu material no mesmo dia em que ele foi coletado.
  • Escreva sobre a fase atual do seu personagem. O presente é o que dá a força motriz do texto-perfil, já que se trata de uma pessoa viva.
  • Mescle episódios da fase atual com episódios remotos.
  • Selecione apenas alguns episódios: melhor um episódio bem contado do que dez sinopses.
  • Valorize o que ocorreu em seus encontros com a(s) pessoa(s).
  • Os episódios podem estar encadeados por um fio condutor.
  • Forneça o máximo possível de detalhes relevantes.
  • Narre as cenas marcantes dos seus encontros com o personagem.
  • Mescle narração com descrições (físicas e psicológicas).
  • Linguagem: dê às suas frases todo o polimento que elas merecem. Sempre que possível e cabível, estabeleça ligações entre o seu personagem e personagens da literatura, do cinema, do teatro, da TV, dos quadrinhos, etc. Clássicos, populares, históricos ou ficcionais, não importa. Intertextualidades fazem bem.
  • Todo momento é único, e todo perfil reflete um momento.
  • Muitas ideias interessantes nos escapam ou surgem tardiamente. Relaxe: isso acontece até com quem pode passar uma década dedicando-se à escrita de um livro de 1.000 páginas.

Outras leituras

 CASTELLO, José. Inventário das sombras. Rio de Janeiro: Record, 1999.

MITCHELL, Joseph. O segredo de Joe Gould. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

PEREIRA LIMA, Edvaldo. Páginas ampliadas: jornalismo literário. 4ª edição. Barueri: Manole, 2008.

REMNICK, David. Dentro da floresta. São Paulo: Companhias das Letras, 2006.

SCHNEIDER, Norbert. The art of portrait. Koln: Taschen, 1994.

SIMS, Norman. The literary journalists. New York: Ballantine Books, 1984.

SIMS, Norman; KRAMER, Mark (orgs.). Literary Journalism. New York: Ballantine, 1995.

SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria H. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

TALESE, Gay. Fama & anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VILAS-BOAS, Sergio (org.). Jornalistas literários: narrativas da vida real por novos autores brasileiros. São Paulo: Summus, 2007.

VILAS-BOAS, Sergio. Biografismo. São Paulo: Unesp, 2008.

WERNECK, Humberto (org.). Vultos da República. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

WOLFE, Tom. Radical Chic e o Novo Jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Notas

[1] Jornalismo Narrativo, também conhecido como Jornalismo Literário, “é a reportagem de imersão sustentada por meticuloso trabalho de campo e uma escrita refinada”.

[2] Uso a expressão texto-perfil para diferenciar o escrito do audiovisual. O cinema documental, principalmente, tem explorado bastante bem os parâmetros biográficos contemporâneos.

[3] GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995. pp.303-4.

Perfis: o Mundos dos Outros na Livraria Cultura

COPYRIGHT © 2018 BY SERGIO VILAS-BOAS

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